Em meu último emprego (depois passei a atuar como autônomo) assumi três tarefas adicionais que ampliaram bastante minha visão do pricing.
A primeira delas foi controlar as operações financeiras de exportação da empresa. A segunda, após nossa empresa adotar a gestão de resultados por unidades de negócio, definir os preços de transferência entre essas unidades. E a terceira, implantar um novo sistema de controle de custos, preços e margens de rentabilidade por produto, pois o existente deixava a desejar.
Uma constatação importante desse envolvimento foi que os preços dos bens e serviços são classificados segundo a natureza da operação e o tipo de cliente a que se destinam em cinco classes, quais sejam: (1) preços para a iniciativa privada no mercado interno, (2) preços para organismos governamentais, (3) preços para exportação, (4) preços para transferências domésticas (mercado interno) e (5) preços de transferências para o mercado externo.
Cada uma dessas classes está sujeita a diferentes critérios de precificação – dos quais trataremos no próximo post – impostos por algum dispositivo legal, exigidos por um órgão de controle ou negociados pelas partes envolvidas, como descreve o esquema a seguir.
Preços para iniciativa privada no mercado interno
Os preços de um ofertante para a iniciativa privada no mercado interno são aqueles estabelecidos para pessoas físicas (consumidores) e pessoas jurídicas de direito privado, o que inclui as vendas através do comércio eletrônico (e-commerce) business to client (B2C) e business to business (B2B).
Preços para organismos governamentais
Os preços para organismos governamentais são aqueles utilizados nos fornecimentos a órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta através das diferentes modalidades de licitação (pregão, concorrência, concurso, leilão e diálogo competitivo), ou em sua dispensa, conforme previsto pela legislação brasileira.
Preços para exportação
Os preços para exportação são aqueles utilizados para vendas ao exterior e para vendas no mercado interno equiparadas à exportação.
Preços para transferências domésticas
Os preços para transferência doméstica são aqueles utilizados para transferências de produtos e serviços entre unidades produtivas ou comerciais (fábricas, lojas, divisões ou departamentos), de uma mesma empresa ou entre empresas de um mesmo grupo econômico, no mercado interno.
Preços para transferências internacionais
Os preços para transferências internacionais, também conhecidos por transfer prices, são os preços praticados nas vendas de produtos e serviços para empresas fora do país, porém integrantes de um mesmo grupo empresarial ou a ele vinculadas.
Nesta categoria também estão enquadrados os preços praticados nas transações de pessoas físicas e jurídicas brasileiras com “aquelas localizadas em países de tributação reduzida (paraísos fiscais), independentemente de qualquer vinculação”.