Preço psicológico do objeto de venda é aquele que dá ao comprador a impressão de estar frente a um preço aceitável, mesmo sua vantagem sendo apenas aparente ou insignificante.
Dentre as modalidades de preço psicológico muito praticadas vale citar:
Preço de uma fração do produto e não do todo.
São exemplos dessa modalidade a exposição do preço de R$5,50 por 100 gramas de queijo em lugar de R$55,00 por quilo do mesmo produto e a divulgação do custo de R$3,00 por dia para acesso a um jornal online em vez do valor de R$90,00 por mês.
Preço bruto e desconto oferecido em lugar de somente o preço líquido
Este é o caso do anúncio do preço de tabela do par de chinelos a R$50,00, com desconto de ocasião de 30% e com do preço líquido de R$35,00.
Preço quebrado um pouco menor substituindo o preço arredondado
Este procedimento baseia-se no fato que as pessoas leem os valores da esquerda para a direita e que o número à esquerda tem maior importância, daí o exemplo abaixo.
– Preço de R$7,99 em lugar de R$8,00 por dúzia de ovos.
Preço dos diversos componentes da oferta em lugar de somente o preço total
Este tipo de abordagem visa passar a ideia que o preço do produto em si é bem menor e que são outros componentes que o encarecem, tal como no exemplo abaixo:
– Preço do medicamento sem imposto = R$290,00
– Valor do imposto = R$70,00
– Valor do frete = R$19,00
– Valor do boleto de pagamento = R$3,50
Preço do produto ao lado de produtos similares com preços superiores
Esta prática é muito comum em pontos de venda com pouca ou sem a intervenção da figura do vendedor:
– Preço do papel A4 em oferta = R$25,00/pacote
– Preço do papel A4 do competidor B = R$27,00/pacote
– Preço do papel A4 do competidor C = R$31,00/pacote
Preço do componente principal reduzido e de seus complementos elevado
Este pode ser o caso do preço de uma barraca de viagem e de alguns de seus acessórios, conforme vemos na oferta a seguir.
– Barraca de viagem = R$540,00
– Saco para dormir = R$380,00
– Cadeira portátil = R$280,00
Valor do desconto sem mencionar o preço inicial ou final da oferta
Neste caso o objetivo é destacar e generalizar a vantagem oferecida independentemente do produto ofertado ou do preço final ou de partida, como expõe o seguinte anúncio:
– Toda a linha de colchões com 20% de desconto.