Antes de abordarmos esse tema é importante que tenhamos em mente que na maioria das empresas o gestor de preços é o próprio dono. Já em outras, especialmente nas maiores, esta tarefa é delegada a um diretor, gerente ou comitê de precificação.
Tomando como referência as exigências das agências de recrutamento e seleção de profissionais de pricing se deduz que as principais atribuições de um gestor de preços são:
# Colaborar na definição das estratégias, políticas e táticas de preços da empresa.
# Elaborar, distribuir e controlar as listas de preços utilizadas pelos agentes de venda.
# Controlar os preços praticados e as margens de rentabilidade obtidas.
# Propor e aprovar o uso de preços e condições de negociação não previstos nas listas de preços, desde que em concordância com as diretrizes de preçificação existentes.
# Coordenar o trabalho de pesquisa e manutenção de uma base de dados dos preços e demais condições de negociação praticados pela concorrência.
# Acompanhar o comportamento dos preços de mercado de produtos idênticos, similares e substitutos e distribuir relatórios a esse respeito.
# Participar de reuniões periódicas de avaliação de desempenho com outras áreas da empresa envolvendo volume de venda, custo por produto, preços praticados e margens de rentabilidade obtidas.
# Definir, em colaboração com as áreas comercial, de marketing e financeira, os preços para o lançamento de novos produtos, para exportação, para licitações e de caráter promocional.
# Analisar e opinar sobre o uso de preços e condições anormais de modo a impedir práticas que contrariem a legislação vigente encaminhando seu parecer ao executivo a qual estiver subordinado.
Como se pode perceber, essa é uma função crítica pois grande parte do desempenho comercial, econômico e financeiro da empresa depende da atuação de seu titular.
Em vista disso, é fundamental que o gestor de preços conte com o apoio de um dirigente do alto escalão – seja proprietário, diretor-presidente, diretor comercial, de marketing ou financeiro – com o qual possa compartilhar suas preocupações, decisões e responsabilidades.