Mesmo sendo por alguns desprestigiado – veja a esse respeito as obras de Mintzberg) – os planos empresariais continuam sendo importantes para a definição dos preços de venda de um ofertante pois, como disse o autor de “Alice no país das maravilhas”, se você não sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve, não é verdade?
O planejamento empresarial é a ferramenta de gestão que estabelece um plano articulado de atuação para um determinado período de atividade. Voltado primordialmente para o tipo, volume e lucro das operações, ele deve conter os objetivos (metas) a serem perseguidos, os meios (recursos) a serem utilizados e as ações (procedimentos) a serem executadas.
Em que pese tais generalizações, existem vários tipos de planos de ação empresarial, cada um deles atendendo diferentes necessidades de informação.
Dentre os planejamentos mais conhecidos estão o plano de negócios, o orçamento corporativo e o planejamento ou plano estratégico empresarial, abordados a seguir.
Plano de negócios
O plano de negócios é a forma de planejamento utilizada por empresas majoritariamente iniciantes ou de pequeno porte para alavancar suas operações e atrair investidores (ver cartilha do Sebrae).
Bastante sintético, ele prioriza as atividades essenciais do empreendimento (core activities) sendo direcionado para demonstrar sua evolução e comprovar sua viabilidade econômico-financeira.
Em função da escassez de dados históricos do empreendimento, este tipo de plano depende basicamente de dados externos. Além disso, costuma enfatizar aspectos qualitativos, não necessariamente mensuráveis, dos empreendedores e do negócio em si, bem como abranger somente três a cinco anos de atividade.
Orçamento corporativo
O orçamento corporativo, por sua vez, é complexo e detalhado. Em algumas empresas ele é dividido em orçamento operacional, financeiro e de investimento, podendo cobrir vários exercícios fiscais.
Por sua natureza, ele costuma abordar somente aspectos quantitativos e quanto maior e mais antigo o empreendimento, maior o peso de seus dados históricos internos em relação aos dados de mercado.
Planejamento estratégico empresarial
Já o plano estratégico empresarial, seja ele anual ou plurianual, tende a ser mais complexo e detalhado que o plano de negócios, mesmo assim menos específico que o orçamento corporativo.
Por ser estratégico, ele prioriza os aspectos determinantes do sucesso do empreendimento ou fatores críticos de sucesso, de modo especial as questões mercadológicas, de lucratividade e de atendimento das demandas previstas. Porém, ao contrário do orçamento, ocupa-se tanto de aspectos quantitativos como qualitativos e, diferentemente do plano de negócios, suas metas qualitativas precisam ser mensuráveis.
Por fim, convém lembrar que dessas três ferramentas de planificação a mais indicada para orientar a definição dos preços de venda costuma ser o planejamento estratégico empresarial.